1- Radiofrequência
Embora a criação da radiofrequência tenha sido datada em 1970, a popularidade dela cresceu bastante. Isso, portanto, contribui para que ela esteja entre as novas tecnologias de rastreamento que serão citadas neste artigo.
O dispositivo que obedece a este modelo é parecido com etiquetas. Pode ser de origem ativa, semiativa e passiva. O diferencial entre eles está incluso no formato de apenas receber mensagem ou receber e poder retornar os sinais.
Devido a isso, a radiofrequência se apresenta como um estímulo à boa performance em companhias que realizam deslocamento de cargas.
2- GPS – Global Position System
Outro tipo bastante usado dentre as novas tecnologias de rastreamento é o GPS.
Para que seja ativado, se faz necessária a instalação de um receptor no automóvel que será rastreado. Feito isso, ele receberá sinais de satélites que, quando decodificados, de acordo com a latitude e longitude, poderão ser enviados à central de monitoramento.
O suporte do GPS detém cerca de 24 satélites que estão ao redor da terra. Sendo assim, não importa onde o veículo esteja, sempre haverá mais de um satélite capaz de captar os dados dele.
Desta maneira, as empresas que adotam este modelo obtêm informações de segurança com precisão.
3- Telemetria
Agora, se existe busca pela montagem de um relatório de dados, a telemetria é a tecnologia ideal para atender à necessidade. Funciona como um serviço de coleta e medição de informações que são direcionadas diretamente para a central de rastreamento. Com isso, passam a ser contabilizadas em uma plataforma que oferece não só um conjunto de dados do veículo, como também referentes ao condutor.
Com a telemetria é possível ver:
- períodos em que o veículo esteve parado
- jornada de trabalho do motorista
- temperatura dos veículos com baú refrigerado
- performance do condutor
Fonte:SAT