RASTREAMENTO
Entende-se como rastreamento veicular uma solução que disponibiliza ao gestor da frota a localização atual dos veículos. Nos dias de hoje e já há um bom tempo, pode-se dizer que esse é um recurso indispensável para o administrador de frotas que deseja melhorar os índices de produtividade da empresa e garantir a segurança dos veículos e dos seus condutores.
Apesar da grande quantidade de vantagens que traz, o rastreamento veicular é o serviço mais básico de acompanhamento de veículos em uma frota. O sistema utiliza a rede de GPS para definir a localização imediata do veículo. De posse dessas informações, as envia a uma central pela rede de dados de telefones celulares.
Também faz parte do sistema de rastreamento veicular o software. Este permite visualizar as informações de localização do veículo e oferece funções relacionadas ao seu posicionamento geográfico.
O rastreamento veicular é uma solução adotada por algumas empresas de menor porte, mas é mais indicada para o público de pessoa física. As informações fornecidas são eficientes e precisas.
MONITORAMENTO VEICULAR
Esta opção une as funções do rastreador com um sistema que permite a configuração de relatórios e alertas de eventos preestabelecidos para que o gestor possa identificar como o veículo está sendo utilizado pelo motorista. Possui mais recursos e atende de forma satisfatória à demanda de muitas empresas.
Por intermédio dos sistemas de monitoramento veicular, é possível saber a posição, o sentido de deslocamento e a velocidade do veículo. A partir desses dados, o gestor pode determinar gatilhos como tempo em deslocamento, tempo e local de parada, desvios da rota e excessos de velocidade.
TELEMETRIA
É um processo automatizado de coleta e envio de dados a partir de pontos remotos e/ou móveis, em que se torna inviável por meio de cabos. Essa ferramenta fornece uma quantidade impressionante de dados sobre o veículo e o condutor.
Os dados são transmitidos para uma central, a partir da qual se tem acesso às informações e a uma série de controles que podem ser usados, inclusive, para interagir remotamente com o dispositivo. Por exemplo, a telemetria veicular é capaz de captar toda a rota feita por um automóvel da sua frota, e ainda consegue calcular o tempo que um condutor gastou para atingir determinada velocidade. No setor automobilístico, a telemetria é associada aos diversos sensores dos veículos e à coleta de informações sobre o motor, freios, sistemas eletrônicos, entre outros. Os serviços de telemetria fornecem informações precisas sobre a sua frota.
Fonte: OPENSAT